José Jorge Letria

segunda-feira, 18 de outubro de 2010







Durante este 1º período, os alunos do 4º ano, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, irão ler obras de José Jorge Letria.

José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas. Integrou, com José Afonso, Adriano e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade. Foi, durante oito anos, vereador da Cultura da Câmara de Cascais. É vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, desempenhando o mesmo cargo na Casa da Imprensa. É co-autor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa.

O primeiro livro a ser trabalhado foi:

Alicate, Bonifrate e Versos com Remate é uma colectânea de textos poéticos para as crianças, nos quais se privilegiam o sentido lúdico da palavra, o humor e a irreverência da própria linguagem poética através do recurso ao absurdo, ao trocadilho e à constante transgressão verbal.Autor de mais de 60 títulos para crianças e jovens, alguns deles nesta mesma linha, José Jorge Letria aprofunda neste livro os laços de cumplicidade com os pequenos leitores, demonstrando-lhes que também se pode e deve brincar com as palavras, desconstruindo-as, remanejando-as e fazendo delas brinquedos sonoros que reforçam o poder comunicante da linguagem escrita e do verbo poético.Um livro para ler, para rir e para brincar, que é servido pelas excepcionais ilustrações de André Letria, distinguido em 1999 com o Prémio Nacional de Ilustração.

O segundo livro que irá ser trabalhado será:

É a história de uma menina que passou tempos muito difíceis, tendo conseguido atravessá-los graças à ajuda do gatinho Moushi e de um rapaz, por quem ela se apaixonara, o Peter. Anne Frank não poderia imaginar que o seu querido gatinho a amara tanto e sentira ciúmes, sempre que a via com o Peter. Quando Anne foi levada para o campo de concentração, Moushi sentira muitas saudades e acabou por morrer, pouco tempo depois, abandonado pelas ruas. No entanto, levara-a no seu pequeno coraçãozinho para sempre.
Esta história inspira-nos confiança e ensina-nos a importância dos amigos."

0 comentários: